É a primeira vez que a OMS recomenda, de forma clara, que a prática das cesarianas deve ser limitada a razões médicas, segundo outro especialista da OMS, Metin Gulmezoglu.
Até à data, a OMS afirmava que a "taxa ideal de cesarianas" estaria situada entre 10 e os 15%. Este parâmetro foi estabelecido em 1985, mas, nos últimos anos, a prática de cesarianas cresceu significativamente em quase todo o mundo.
A taxa de cesarianas por gestantes atingiu os 23% na Europa, os 35,6% nas Américas e os 24,1% na região do Pacífico Ocidental, segundo os dados mais recentes da OMS, relativos a 2008.
Só o continente africano (3,8%) e o sudeste asiático (8,8%) ficaram de fora deste fenómeno.
Em certos países verifica-se uma verdadeira "cultura da cesariana", sublinhou a agência das Nações Unidas, que dá como exemplo o Brasil.
A “epidemia das cesarianas” está a chegar a grande parte do mundo ocidental. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de nascimentos por via cirúrgica está nos 33%. Em França, as cesarianas representam 21% do total dos partos e no Brasil o número sobe para 52%. Em Portugal, a percentagem de cesarianas em hospitais é de 35% — dados da Pordata.
Para a Semana Mundial Pelo Parto Respeitado 2015 - promovida pela Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR) e pela European Network of Childbirth Associations (ENCA) - o projecto Eu Quero Parir Em Paz convida as famílias a enviarem fotos que divulguem a importância e os benefícios do suporte contínuo no trabalho de parto, parto e pós parto, além de destacar o parto e o nascimento como questões de saúde pública.
A proposta é reunir numa exposição e fazer um filme com imagens que retratem momento de amparo às parturientes, seja técnica, física ou emocionalmente, por profissionais, membros da família, animais de estimação e etc, O importante é que a imagem demonstre como esse apoio e cuidado empáticos ajudam uma mulher nesse processo.
As fotos devem ser enviadas para o parirempaz@gmail.com até dia 1 de maio
instruções para participar:
1- A foto a ser enviada deve estar na resolução original (tal como foi retirada da câmara) ou na melhor resolução possível.
2- É necessário que cada pessoa presente na fotografia envie uma autorização de uso de imagem por escrito.
3- A foto e as autorizações devem ser enviados para o endereço parirempaz@gmail.com até o dia 1/05/2015. Deve ser colocado no ASSUNTO o seguinte texto: FOTO SMPR 2015
A mensagem deve conter os seguintes dados do parto e da foto: - Nome da mulher em trabalho de parto / parto; - Nome do bebé que nasceu; - Nome de todas as pessoas que aparecem na foto, especificando sua relação com a mulher (ex: mae, pai, filho, doula, enfermeiro, médico) - Data do parto (dia/mês/ano) - Local do parto (domicilio, casa de parto, hospital) - Curiosidades do parto (opcional): Se foi natural, se foi na água, etc - Créditos: nome do fotógrafo ou empresa de fotografia que fez a foto - Frase escrita pela mãe descrevendo a importância de ter recebido apoio no momento do parto, mencionando suas percepções, sentimentos e sensações relacionadas ao apoio.
Instruções para o preenchimento das autorizações: - É necessária uma autorização por adulto que aparece na foto. - A autorização do uso de imagem das crianças que aparecem na foto deve ser feita juntamente com a autorização de um dos adultos que seja legalmente responsável por elas.
"Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração." — Dalai Lama
Meditação para crianças ~ horário a defenir Meditação para adultos ~ 5a das 20h15 às 21h30 Meditação para pais e filhos ~ 1o sábado do mês das 10h30 às 12h
Na URDFG
Mais informações Yoguilates.Portugal @Gmail.com
Imagine que a meditação se torne uma prática regular na vida da sua família . Basta pensar o quão diferente o mundo seria se cada criança for capaz de conectar ao oceano de consciência que permeia tudo, o desejo de fazer mal ao outros iria ser significativamente menor, pois a meditação -nospermite descobrir através da experiência, quem realmente somos.
O problema na sociedade hoje é que estamos constantemente a fugir de nós mesmos, e consequentemente, da verdade. Estamos tão ocupados com a correria do dia a dia que nunca temos tempo para descobrir quem somos no âmago de nosso ser. A maioria de nós aprendemos a ser algo que não somos, a ajustar-nos para se conformar e obedecer às normas sociais. Aprendemos a colocar uma máscara e sermos escravos de nosso próprio ego, e tornamos-nos tão bons nisso que somente a ideia de tirar essa máscara já causa um desconforto desagradável.
E se desde cedo, parássemos de correr de nós mesmos? E se aprendermos a olhar pra dentro desde a tenra idade?
Se as escolas e as famílias ensinarem meditação, as crianças podem descobrir as suas verdadeiras paixões, os seus interesses e potencial criativo, não seriam tão inseguras e aprenderiam a viver no momento presente.
A meditação ajuda a compreender a vida, através dela, as crianças não seriam tão propensas ao stresse, preocupações e doenças, também podem desenvolver laços mais fortes com todos os seres e ter menos necessidade de competir com seus semelhantes.
Muitos estudos clínicos têm demonstrado que a meditação desenvolve a capacidade do cérebro, e com isso, melhora o foco e a concentração. Além de fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças.
Como já foi mostrado aqui, estudos desenvolvidos pela Universidade da Califórnia revelaram que a prática da meditação aumenta o número de dobras no córtex cerebral e, com isso, melhora o processamento de informações e emoções. Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience.
Presume-se que quanto maior o número de dobras, melhor a capacidade do cérebro de processar informações, tomar decisões e formar memórias, além de aumentar o autocontrole. O córtex é a camada externa do cérebro e tem papel fundamental na memória, atenção, pensamento e consciência.
Uma outra pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina e Prevenção Natural da Universidade de Maharishi, observou 201 pessoas com doença arterial coronariana (DAC) que se dividiram em um dois grupos: um programa de meditação transcendental e um programa de educação para a saúde. Depois de cinco anos de observação, o grupo que praticou meditação mostrou uma redução de risco de 48% de sofrer um acidente vascular cerebral.
O Departamento de Psiquiatria da Universidade Emory também chegou à uma conclusão semelhante em um estudo sobre o impacto da meditação no cérebro. Pesquisadores compararam a massa cinzenta no cérebro de praticantes Zen e não praticantes durante um longo período de tempo. Embora a massa cinzenta diminua normalmente com a idade, no caso dos praticantes Zen não houve nenhuma redução.
Felizmente a meditação nas escolas já é uma realidade. Há um ano, as notas dos alunos do Centro de Apoio O Visconde, no Real Parque (zona oeste de São Paulo) melhoraram por causa da introdução de yoga e meditação.
Antes das aulas de português e matemática, 134 alunos fazem um conjunto de exercícios físicos e de respiração e praticam 20 minutos de meditação (fecham os olhos e mentalizam palavras ou sons).
Basta imaginar o quanto futuras gerações podem ganhar com esta prática regular, os benefícios são extraordinários. É realmente importante implementar a meditação nas escolas, se vamos aprender a viver pacificamente uns com os outros, precisamos primeiro descobrir que a paz se encontra dentro de nós.
> "A lua refrescante, linda lua está navegando pelo oceano do céu. > O Buda é a lua cheia que atravessa o céu imenso. > Se o rio é calmo, então a imagem da lua será refletida claramente no Rio. > Thich Nhat Hanh"
Respira por uns segundos, toma consciência do teu corpo, do teu útero, do teu bebé, das tuas emoções...
O que pensas… o que desejas?
Lança-te nesta aventura de experienciares o momento presente: aqui e agora. Como vives a gravidez?
Observa-te, sê testemunha de ti mesmo enquanto te moves por entre espaços de som e silêncio, movimento e quietude, agitação e serenidade… como será no parto? Como será na maternidade?
Um Workshop para quem pretende reforçar a sua capacidade de prestar atenção ao momento presente, com um propósito e trazendo, assim, consciência à experiência individual.
O Mindfulness surge como uma proposta para o treino da atenção, observação e desconexão de automatismos.
A Arte-Terapia leva-nos à expressão livre do nosso mundo interno, sem barreiras ou resistências.
O Yoguilates faz-nos olhar o corpo.
Nada de relevante acontece sem presença e atenção.
Um convite a desligarmos o piloto automático e a nos ligarmos ao momento presente e à impermanência da vida através de técnicas de Mindfulness, Yoguilates e Arte-Terapia que nos levam à conexão com aquilo que Somos.
YogaReiki - práticas de aprofundamento (AO SÁBADO)
Esta oficina de 8 encontros serve de apoio a todos aqueles que fazem Yoguilates, Yoga, Pilates, Meditação e Reiki e desejam aprofundar e, cada vez mais, manter esta filosofia de vida plenamente integrada no seu dia-a-dia, aprimorando a sua prática e contribuindo dessa forma para que a sua luz e amor se espalhem cada vez mais. No entanto, poderão também participar aqueles que não praticam, mas desejam conhecer e tomar contacto com esta energia ~ corpo são ~ mente sã ~
Dinâmicas inerentes a cada encontro :
▷ Em cada encontro teremos parte prática ( yoguilates) e teórica. ▷ Meditação de cura com incidência num dos sete chakras ( principais) ▷ Auto-reiki, e reiki em grupo, na sequência do processo de cura iniciado ▷ Recordando conhecimentos e práticas do reiki – LeisUniversais e Princípios do Reiki
Detalhes: - Facilitado por: Catarina Alegre
Iniciei o meu percurso no yoga à 20 anos, como praticante, e à 10 como formadora de Yoguilates. Iniciei o meu percurso no Reiki há9 anos, estava grávida do meu 2o filho, e venho desenvolvendo a sua prática não só através da sua componente terapêutica, como também na área de formação nos três níveis que fazem parte do Reiki Essencial.
Sou instrutora e formadora de Yoguilates - Master Trainer Yoguilates Portugal.
Mestre de Reiki
Formação em meditação e terapias alternativas.
- Temas e datas dosworkshops mensais em 2015(Sábado):
▷25.4 - Ser– Chakra Raiz ▷a combinar em Maio - Sentir – Chakra Sexual ▷a combinar em Junho - Decidir – Chakra Plexo Solar ▷a combinar em Junho - Amar – Chakra Coração ▷a combinar em Julho - Falar – Chakra Garganta ▷a combinar em Agosto - Ver– Chakra Frontal ▷a combinar em Setembro - Saber – Chakra Coroa ▷a combinar em Outubro- Paz na Terra– Todos os chakras
- Horário: das 10h às 13h - Local: URDFG ( Fontanelas - Sintra)
- Contribuição: 10 euros por encontro ( Mínimo de 5 inscrições, máximo de 10) - Informações e marcações: Yoguilates.Portugal@Gmail.com
É com muito Amor e Entrega que irei dinamizar um momento de ligação especial entre mãe/pai e bebé de colo.
O objectivo deste momento é de através do yoga ajudar o bebé no seu desenvolvimento neuromuscular, através do canto mostrar ao bebé os diferentes sons, estimulando assim a comunicação e através da dançaembalar o bebé transmitindo Amor, Alegria e Calma.
Perguntas Frequentes:
"O meu bebé ainda é muito pequenino para esta actividade?"
Este momento poderá ser experenciado apartir do momento que a mãe se sinta confortável para sair de casa e queira viver um momento de fortalecimento do vínculo mãe e bebé.
"O meu bebé a essa hora poderá ter que mamar ou mudar a fralda"
Não tem qualquer problema. As necessidades do bebé estão sempre em primeiro lugar, por isso, continuará a desfrutar de toda a envolvência podendo dar de mamar/biberão ao seu bebé ou mudar a fralda.
"E se chorar?"
Nesta dinâmica os bebés sentem-se muito calmos e tranquilos e pela experiência choram muito pouco. No entanto, o choro é a forma que o bebé tem para comunicar. É normal e todos os participantes têm essa experiência com os seus bebés. Por isso, nenhum pai ficará incomodado, pelo contrário, a comunicação dos bebés é sempre bem vinda.
?BENEFÍCIOS:
Este é um momento muito completo em vários níveis:
- fortalece o vínculo de Amor Mãe/Pai e bebé
- no canto estimula as sinapses no cérebro
- aumenta o estímulo entre os neurónios
- os bebés ficam mais calmos e em sintonia com a mãe/pai
- mãe/pai reduz o stress ou ansiedade e aprende técnicas de meditação
- mãe/pai trabalha o seu ouvido interno e externo, ficando mais desperto para sons e diferentes choros do bebé
- mãe/pai liberta hormonas de bem-estar
- aumenta a segurança e confiança dos pais e bebé.
Façam a vossa inscrição, pois as vagas são limitadas:
Como órgão genital, a maioria das mulheres tem todos os cuidados médicos possíveis, para se assegurar de que tudo funciona com normalidade, mas esquecem-se de que o útero também necessita de uns determinados cuidados a nível energético, emocional e espiritual. A energia do útero deve estar em equilíbrio, uma vez que contém um centro de energia importante que se desequilibra com facilidade com as nossas atitudes, medos e receios. Este é o centro que está conectado à energia da Deusa que cria e sustenta a vida em todos os planos, a energia da feminidade e da mãe.