Boicote Nestlé
Os leitores mais assíduos sabem que faço boicote à Nestle.
Porquê? Podem ler este post que escrevi no ano passado.
Foi em 1977 que se iniciou a campanha devido ao marketing agressivo a favor do leite artificial. Trinta anos depois será que a Nestlé alterou alguma coisa? Espreitem esta reportagem.
Cronologia da campanha:
http://www.ibfan.org/portuguese/issue/history01-po.html
O boicote é um instrumento democrático e eficaz, nós consumidores podemos fazer a Nestlé rever seu comportamento.
Algumas verdades sobre a Nestlé:
- 1 milhão e meio de crianças morrem todos os anos de doenças relacionadas a alimentação artificial. Leite materno é grátis, seguro e melhor para TODOS os bebés.
Apesar de saberem que a alimentação artificial pode matar, a Nestlé continua sua distribuição de substitutos do leite materno, ignorando o código da Organização Mundial de Saúde que bane toda promoção destes. A empresa disponibiliza grandes quantidades de fórmulas gratuitamente às maternidades, às mulheres grávidas e novas mães, que, desinformadas sobre a alimentação infantil, param de alimentar seus bebés com leite materno e passam a alimentá-los com produtos artificiais da Nestlé.
- A Nestlé testa alguns de seus produtos em animais, principalmente os produtos de beleza (cosméticos).
Nos testes, um dos métodos mais utilizados é o "Método Draize" que consiste na aplicação directa dos produtos nos olhos de animais conscientes , para saber se são nocivos ao homem ou não, o que geralmente leva à cegueira lenta e dolorosa.
- Por ser uma enorme corporação transnacional, além do poder económico, a Nestlé também possui grande influência política e social. Em 1999 a empresa gastou mais de US$1.500.000 em lobby político; além de fazer parte da Mesa Redonda Européia, a qual possui enorme influência sobre os governos.
- Vale a pena mencionar que o Director Executivo da Nestlé no Reino Unido é o presidente da Food and Drink Federation
Não estão convencidos? Vejam este filme sobre a alimentação artificial nos países mais pobres, a historia das formulas de leite que em alguns países substituíram a amamentação com resultados catastróficos (dobrado em português /BR).