Na sociedade contemporânea, em que o parto sofreu um processo de industrialização, e foi reduzido em grande parte a um acto médico, num cenário hospitalar, rodeado de tecnologias e intervenções, urge redescobrir a verdadeira natureza de dar à luz. Há mulheres que ajudam outras mulheres a encontrarem o poder dentro de si para conduzirem o nascimento dos seus filhos e terem uma experiência de parto que as realize enquanto mulheres como um todo. Essas mulheres são as doulas.
A Associação Doulas de Portugal é uma organização de doulas portuguesas com o objectivo de promover e divulgar o papel da doula no acompanhamento perinatal como uma frente de acção na humanização do parto e nascimento em Portugal, assuntos na agenda actual. As doulas ajudam as mulheres e seus companheiros a viverem experiências de parto e pós-parto saudáveis, seguras, satisfatórias e enriquecedoras.
As doulas não executam qualquer acto médico nem fazem aconselhamento médico, mas deverão ter bons conhecimentos da fisiologia do parto e do período pós-natal de forma a que possam oferecer apoio e orientação no sentido de ajudar a mulher a encontrar as melhores soluções para o seu caso.
É neste sentido que a Associação Doulas de Portugal
irá realizar nos próximos dias 13 a 15 e 27 a 29 de Novembro uma Acção de Formação Inicial de Doulas, no Hotel Alambique de Ouro no Fundão que visa formar novas doulas bem como dotar a região interior do país com esta resposta, com uma importância cada vez mais assumida no contexto da realidade das futuras mães e futuros pais portugueses.
Assim, vimos solicitar a melhor colaboração na divulgação desta acção, a primeira a acontecer na região centro do país.
Para mais esclarecimentos e informações agradecemos o contacto com a Associação Doulas de Portugal, através dos seguintes meios:
www.doulasdeportugal.org